quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Regresso e um até já

Rafael Santos, Maria José Correia Viana

Caros seguidores,

É com prazer que informamos que a RTAN regressou ontem aos trabalhos. As férias foram boas e a cambada estava toda ansiosa pelo início de mais uma época. Uma época que se adivinha de transição, uma época na qual se equaciona a possibilidade de realização do nosso primeiro festival, mas isso ficará para mais tarde anunciar. Será também uma época de afirmações e de transições, a começar pelo nascimento da nossa associação e pela passagem de alguns caloiros a Real Caloiros. Avé, saúde-se a bicheza.
Mas, com excepção feita ao tempo, não há nada que dure para sempre , é para nós chegado o momento de dizer um até já, não um adeus, pois essa é um palavra muito forte, mas um até já.
Até já à nossa Maestrina Maria José Correia Viana, vulgo "Princesaaa", que teve de nos deixar para iniciar uma nova fase da sua vida. Foram 5 anos de dedicação, sacrifício e muito trabalho e apesar de estar aqui ao lado e sempre disponível para ajudar, será certamente notada a sua ausência no dia-a-dia da nossa tuna. Resta-nos agradecer, agradecer pelo trabalho, pelo companheirismo, pela amizade, pelo braço amigo sempre pronto a intervir na defesa dos nossos interesses, pela dedicação, correcção, coerência e lealdade, que sempre demonstrou, para com o grupo. Muito do que conseguimos se deve a ela. Da viola de arco à guitarra, passando pelo bandolim e pela pandeireta, a Maria José esteve sempre lá. Obrigado, boa sorte e até já. Tudo faremos para continuar o bom trabalho e cá te esperamos sempre que possas.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Grande Ano

Rafael Santos, Grito Académico

"A Força de uma família,
tal como a de um exército,
provém da lealdade entre os membros."

Mario Puzo

Chegou ao fim um dos anos mais proveitosos da nossa tuna. Estamos todos de parabéns, pelo que fizemos e pelo que vamos fazer. O resultado é este quando se trabalha em equipa. Agora é continuar o trabalho, é continuar a aprender, sempre a aprender, munidos de conceitos tais como companheirismo, amizade, respeito, lealdade, paixão e vontade, muita vontade. Só assim deixará saudades este espírito académico e como portugueses que somos, damos 3 vivas à possibilidade de sentir saudade. Só assim, fazendo fé no valor das palavras, nos podemos aproximar, por constituição e consolidação da realidade, ao valor significativo das utopias, pois todo o conceito vazio é utópico. Basta para isso que nos lembremos de Immanuel Kant: "Intuições sem conceitos são cegas, Conceitos sem intuições, são vazios."
Quanto ao mais, palavras para quê, deliciemo-nos com a imagem.

sábado, 23 de maio de 2009

I Tunístico, Festival de Tunas Mistas do Estoril - 27 de Maio de 2009

I Festival de Tunas Mistas do Estoril,
Anónimo 2009

Caros e fiéis seguidores, aqui estamos nós de novo, à beira de partir para mais uma grande viagem e para um grande, espera-se, festival de tunas. Desta vez, nas longínquas terras do Estoril, onde a par da indumentária normal, a bagagem será composta pela bela da toalha de praia e prancha de surf.

Contudo, esperam-se dificuldades de outra ordem, pois consta-se que vamos para terras ainda fiéis à lei seca. Agora, pergunta-se, caros leitores, que farão alguns dos nossos membros que, como é do conhecimento público, são alérgicos à água!!?

Arrisco a priori uma resposta, mostrarão mais uma vez a fibra de que são feitos, mostrarão o orgulho com que defendem a camisola da Neolisipo, mesmo na presença de tal obstáculo.

Será sem dúvida, mais um dia para recordar, até porque estão na forja algumas surpresas. O que não é surpresa, e deve ser destacado, caros leitores, é o regresso do grande "Erasmus" Pinto e da grande "Senóloga" Cláudia a palco, esta regressada de uma viagem de 4 anos por montes e vales por esse mundo fora, em busca do auto-conhecimento. Já quanto ao nosso "Erasmus", 6 meses de saudade, foram suficientes e também insuportáveis. Sejam bem-vindos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Encontro de Tunas - 612º Aniversário da Freguesia de Santa Maria dos Olivais


612º Aniversário da Freguesia de Santa Maria dos Olivais
08, 09 e 10 de Maio de 2009

Caros seguidores, mais um capítulo da nossa aventura está prestes a escrever-se. Estaremos presentes, na próxima Sexta, na abertura das comemorações do 612º Aniversário da Freguesia de Santa Maria dos Olivais. 612 anos, já são alguns "anitos", mas como velhos são os trapos, aí estão 3 de dias de festa de arromba e para abrir, logo um encontro de tunas. Que se pode querer de melhor!? Esperamos-vos lá, em força, para mais uma noite de cantorias, guitarradas e muito e salutar convívio. Mais uma grande noite nesta nossa Lisboa.

PS: Consta-se que para aqueles lados, a pinga é da boa.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

II Tuna Misto de Carnide - Parte 2

Prémio de Melhor Solista
Anónimo, 2009

Caros Leitores e seguidores desta grande Tuna Académica, aqui estamos nós para vos fazer um humilde e sucinto relato do passado dia 28 de Março. Claro, que isto só se aplica, especificamente, aquele restrito número de pessoas que não esteve com os olhos pregados na emissão simultânea dos 89 canais que transmitiram o evento.
Como já havíamos notificado, o dia começou com a muito esperada partida de futebol. Infelizmente não conseguimos dar seguimento à dinâmica de vitória que nos vinha caracterizando, facto a que não é alheio o regresso do grande "Cha-cha-cha" Dionísio e do "Halibut" Cachado após longo afastamento por lesão. Bem tentámos, mas a qualidade do adversário e o péssimo trabalho do árbitro, qualquer coisa Lucílio, não nos permitiu grande margem de manobra. E com tranquilidade aceitamos a derrota por 1-4. Parabéns à escstunis. Restou-nos a nós e a MagnaTuna a luta digna pelo terceiro e quarto lugar. Foi renhido e difícil, mas desta vez, com um árbitro imparcial, conseguimos a vitória.

Seguiu-se o belo almoço de frango assado e buffet de frutas ao ar livre, sublimemente servido e cozinhado, sublinhe-se (e também regado, pois consta-se que a sangria deixou saudades).

E a tarde seguiu animada (e bem regada) com direito a serenata e a muito e salutar convívio tunante, como se quer. Aproximava-se a hora do grande evento a passos largos e cerca das 19 horas recolhemos ao café mais perto para a concentração final. Foram feitos exercícios de relaxamento à garganta e aos braços com o auxílio de instrumentos apropriados para a terapia requerida, mais especificamente, copos e garrafas com um néctar terapêutico especial.

E lá subimos a palco, pouco passava das 22. Fomos a segunda tuna a actuar e este sim foi o momento alto do dia, o momento para o qual todos nós nos preparámos e pelo qual esperamos ansiosamente durante 15 dias. No fim, obtivemos o prémio de Melhor Solista, com a música Foi Feitiço, pela voz do grande "Halibut", que finalmente começa a justificar o chorudo vencimento que aufere. Sim, é pago em churros, em churros e em receitas de halibut. Estamos todos de parabéns mais uma vez, nós e todas as tunas presentes, sem esquecer a brilhante organização da Animatuna. Parabéns e obrigado.

E lá regressámos a casa, felizes e contentes e não dispensamos um bom pé de dança na nossa casa madrinha, o grande Real República Académica de Coimbra.
Um bem-haja e até à próxima.

quinta-feira, 26 de março de 2009

II Tuna Misto de Carnide - 28 de Março de 2009

II Festival de Tunas Mistas de Carnide
Anónimo, 2009

E aqui vamos nós para mais uma aventura em conjunto, desta vez para as distantes terras de CARNIDE. Como poderão verificar na grelha de programação da Sporttv, da RAi e do Sexy Hot, pelas onze da manhã acontecerá o momento alto dia, com a subida ao "acimentado" da já renomada equipa de futebol 5 da RTAN-TM FCSH, masculina e feminina, claro. Vamos tentar dar seguimento às vitórias conseguidas no Zimbabué, no Lesoto , na Nicarágua e em Ferreira do Alentejo!!! Depois logo se verá como corre o resto... aguarda-se o relato do dia, mas diversão não faltará com toda a certeza.
PS: Temos Cheer Leader, a nossa grande "botão" Botelho, que promoteu dar forte nos.... pom-pons!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Os nossos novos caloiros

Bênção dos Caloiros, Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada
o7 de Fevereiro de 2009

No Artigo 1º, nº5, do nosso regulamento geral interno pode ler-se:

"Os caloiros são o futuro da tuna, a sua garantia de continuidade. Devem ser recebidos com respeito e espírito de grupo e devem ser orientados no sentido de que compreendam os princípios e valores pelos quais se rege a RTAN-TM FCSH, para que não só se integrem na tuna, como também para que tomem o projecto em mãos, dando-lhe continuidade, tornando-se desse modo sucessores naturais dos Tunos e dos Veteranos."

Como tal sejam bem-vindos os nossos meninos e meninas, aqui apadrinhados à esquerda pelo Veterano "Dentinho" Lopes e à direita pelo Veterano "o Pior" Neves. Eles são, da esquerda para a direita:

Rosalina "Aiqnojo" Gil; Maria "Abutres" Rosário; Gonçalo "B46" Braz; Gisela "Griselda" Canadelo; Luis "4e tupa" Resende; Ana "Caloirinha" Serrenho; Jerilza "Tomé" Neto; Ana "PP" Conceição.


Para começar, nada como fazê-lo, e para fazê-lo com estilo, nada como um salto ao FesTIM

Deslocação, Tuna + Tuna e Melhor Original

Pois bem, melhor que isto, só mesmo La Palisse.
Aqui estamos nós, só nos faltava mesmo o blog, como forma de divulgação das nossas notícias.
Assim, após termos sido surpreendidos com um convite lá do meio do atlântico, que sendo marítimo, chegou de pára-quedas, lá nos armamos de bagagens e instrumentos, uns mais, outros menos, conforme o tempo de estadia de cada um dos membros. Se para uns, a bela ilha de São Miguel era novidade, para outros era uma espécie de casa, uma casa da alma. No final, acabou por ficar na alma de todos.
Diferente não foi o espírito com que encaramos os 3 dias de festival, entre actuações e programa e fomos a tuna mais tuna. Diferente, não foi a paixão que demonstramos a cantar a nossa Lisboa, e Com ritmo de Swing lá nos veio parar às mãos o prémio de melhor original. Só faltou mesmo o melhor instrumental, mas a escolha do andamento "Molto Irritabile" da peça de Carrapatoso "Irritação em Si para VL" não agradou ao júri.
Assim, depois de tanta concentração, quilos de nervos, mesmo nos mais experientes, mas muita, muita alegria, uns foram celebrar, outros, já mais velhos ou mais cansados não resistiram, e ala para a bela acomodação preparada pela incansável Enf In´Tuna. Uma verdadeira suite, digna de um Waldorf ou de um Hilton, mas sem Paris, por favor, para que o nível não desça. Em suma, a deslocação só por si foi um prémio, mas tal não deixou de ser notado.
E chegou a hora do adeus, ao Pinhal da Paz, ao cinza granito da baixa de Ponta Delgada, à azáfama dos dias, aos guias e amigos, de regresso à quotidianidade. Não choremos, são os cortes com o Tempo que fazem os tempos bons ou maus, e este foi um tempo grandioso, um tempo que se espera, faça finalmente erguer-se uma instituição dentro de outra, dentro da nossa Faculdade para a nossa Faculdade, e daí o nosso nome, Real Tuna Académica Neolisipo, Tuna Mista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Cá estamos para as curvas e até Carnide, onde novas letras se inscreverão nas páginas desta história que há muito começou, mas da qual há poucos relatos. Agora foi inventada a escrita e nada nos parará.
Do passado temos as imagens digipestres, nas acessíveis grutas da Hp, Canon, Fugi e outras tais.
Até já e sejam bem-vindos a este pequeno império. Esperamos que apreciem a viagem.